Objetivo da Consultoria
Um dos maiores equívocos que podem ser cometidos por um empresário é acreditar que é possível uma empresa ter sucesso sozinho.
São tantas as diferentes áreas que seria, no mínimo, perigoso dizer que é possível ter atenção em todos esses assuntos e ainda ter tempo para organizar a empresa.
No caso das pequenas empresas torna-se ainda mais complicado, pois, muitas vezes os recursos são escassos e desta forma, precisam ser direcionados para algumas prioridades — que vão desde os estoques, até o pagamento dos funcionários. A solução pode estar na consultoria!
Pontos positivos: por que contratar?
Foco na atividade-fim
O primeiro grande benefício das consultorias é o fato de que o gestor pode focar a sua energia no que realmente importa.
Embora seja fundamental cumprir com as suas obrigações tributárias, por exemplo, hoje o Brasil conta com uma legislação extremamente complexa.
O consultor pode trazer o know how externo enquanto que você continua focado nos seus objetivos e ambições.
Olhar de fora
Muitas vezes, o empresário pode estar viciado na sua própria forma gestão, assim, a empresa pode começar a ficar defasada lentamente e sofrer com os mesmos problemas. O consultor poderá fornecer uma visão de fora, contribuindo muito para a correção de problemas e potencialização das qualidades do seu negócio.
Baixo orçamento
Embora a contratação de uma consultoria precise ser realizada de forma criteriosa, essa alternativa é muito mais barata do que manter um departamento interno.
A consultoria se apresenta para as pequenas empresas como uma ótima solução para manter a empresa competitiva no mercado gastando a menor quantidade possível de recursos.